05/11/2021

modem nokia em bridge

 

Este tópico tem o objetivo de colocar o modem nokia da OI Fibra, em modo bridge! Sem ter a senha master que tem acesso a tudo na ONT, como no exemplo novamente da OI Fibra, aonde a mesma mudou a senha master!
testado apenos neste modelo.


Requisitos:

  1. ONT Nokia
  2. Senha do usuário userAdmin - Essa senha você encontra colada em um adesivo embaixo da ONT

Resumo do processo:

  1. Ir na wan, anotar ou tirar print das informações nessa tela como VLAN ID e depois deletar a conexão lá através do botão delete!
  2. Ir na lan, mudar a porta 1(tem que ser a porta 1) de route mode para bridge mode, clicar no botão salvar, a ONT então vai pedir para reiniciar, clicar em OK para reiniciar a ONT!
  3. Conectar o cabo da wan do seu roteador na porta 1 da ONT, depois replicar as configs que estavam na ONT na parte da wan a qual você anotou ou tirou print!

OBS: Seu roteador tem que dar suporte a definir a VLAN para wan e no caso da OI fibra suporte a IPOE\IP Automatico\DHCP na wan. Vários roteadores "mesclam" por assim dizer na wan as opções IP Automático\DHCP\IPOE como a mesma coisa e uma coisa só, portanto caso não tenha uma opção especifica na wan dizendo "IPOE", basta testar com a opção IP Automático ou DHCP para ver se funciona ou consultar o manual do seu roteador!

1 - Acesse a ONT no endereço dela, no meu exemplo é o padrão da ONT que é 192.168.1.254 e use o usuário "userAdmin" e a senha que você achou no adesivo colado embaixo da ONT:





2 - Depois de terminar de carregar a interface, iremos na aba "Network", igual no print abaixo:





3 - Depois de ir em "Network", iremos na WAN! Aqui já podemos ver que as opções\informações estão bloqueadas já que o usuário userAdmin não possui permissão total, porém, para colocar a ONT em bridge, não precisamos editar as opções\informações e sim apenas anotar elas ou tirar o print, pois iremos precisar de algumas informações que estavam nessa tela mais tarde como VLAN ID! A unica coisa que precisamos fazer aqui é habilitar o botão "Delete" e para isso utilizaremos o inspecionar elemento do navegador:





4 - Com a ferramenta de inspecionar elemento, iremos clicar em cima do botão Delete:





5 - Ao clicar no botão Delete com a ferramenta inspecionar elemento, na parte direita da tela, a mesma irá mostrar em qual a parte do código da pagina está aquele botão, ali podemos ver o parâmetro "disable", conforme:





6 - Iremos então clicar duas vezes em cima do "disable" para que assim seja permitido a edição, mudaremos então de "disable" para "enable" e iremos apertar Enter para "salvar" a modificação:





7 - Com isso o botão Delete que estava desabilitado, ficará agora habilitado! Iremos então pressionar o mesmo e aguardar alguns segundos:





8 - Depois de pressionar o botão Delete e aguardar alguns segundos, a pagina irá dar refresh e então poderemos confirmar que a conexão da wan foi deletada com sucesso:





9 - A partir dai iremos para a parte da LAN e iremos repetir o processo de habilitar o que está desabilitado através do inspecionar elemento do navegador, primeiro iremos habilitar a possibilidade de mudar a Porta 1 de Route mode para Bridge Mode:





10 - O processo é exatamente o mesmo que fizemos na wan, ou seja, selecionar com o inspecionar o elemento a parte que você quer habilitar, no canto direito da tela então a ferramenta inspecionar elemento vai mostrar em qual parte do código da pagina está o que você selecionou e iremos mudar de Disabled para Enable e iremos apertar Enter para aplicar essa mudança que fizemos:





11 - Após aplicar a mudança de Disabled para Enable, o drop down menu pode ser então utilizado! Iremos Mudar de Route mode para Bridge Mode:




PS: Lembrando novamente que tem que ser a porta 1
PS²: Não saia dessa pagina ainda depois de mudar a porta de route para bridge, pois ainda não foi salva essa configuração que você alterou.

12 - Depois de mudar de Route para Bridge, teremos que habilitar o botão de Save para salvar a configuração! Esse mesmo botão, também se encontra desabilitado! Repetimos então o mesmo processo do inspecionar elemento novamente:



 





13 - Depois de mudar de Router para Bridge e habilitar o botão Save, iremos então pressionar o mesmo:





14 - A ONT então irá avisar que é necessário reiniciar para aplicar a mudança, pressione OK para prosseguir:





ONT irá reiniciar, com isso concluímos a parte da ONT!! Lembrando que agora a porta 1 da ONT está em bridge e o DHCP da ONT fica desativado para ela! Portanto para acessar a ONT novamente, basta conectar o cabo na porta 2 da ONT que você irá receber um ip do DHCP da ONT normalmente!

15 - Com a ONT Nokia em bridge, agora basta você conectar o cabo da wan do seu roteador na porta 1 da ONT nokia e replicar as configs que estavam na wan da ONT como vlan id e etc, no seu roteador:





Esse método de inspecionar elemento, serve também para quem quer manter a ONT como roteador e apenas alterar certas configs bloqueadas, como DNS da Lan, lease time do DHCP e etc.

OBS: Para pessoas com medo de fazer esse procedimento, ele é reversível! Bastando refazer o inverso com o inspecionar o elemento e habilitar tudo na pagina da wan e colocar as configs de volta e voltar a porta 1 de bridge para route! Outro possibilidade para reverter o processo, é dar o reset de fabrica na ONT Nokia, que assim ela busca as configs automaticamente com a OLT\Provedor.

Sites de serviços uteis

 Ferramentas On-line uteis



Converta imagens em arquivos 3D

https://imagetostl.com/pt                     3D  e se a qualidade não ficar boa, tenta esse 3D


Crie Layouts e designer de plantas em 3D

https://planner5d.com/                                                Planner


Precisando calcular a rede

https://calculadoraip.com.br/                                        Calc mascara de subrede

03/11/2021

Algumas verões difíceis de achar!

Infra - Windows Server

 Active Directory 


O Active Directory é uma ferramenta da Microsoft disponível nas versões do Windows Server que armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informações a usuários e administradores desta rede.

O serviço de DNS é necessário para podermos instalar o Active Directory. Acesse o artigo Instalando e configurando um servidor DNS para saber mais sobre o assunto.

Para instalar o Active Directory no Windows Server 2008 abra o Gerenciador de Servidores.

Em Funções, clique em Adicionar Funções.






Gerenciador de Servidores - Adicionando função de Serviços de Domínio Active Directory


Conforme visto antes o assistente mostra uma janela de configurações necessárias para qualquer serviço a ser instalado . Para continuar clique em Próximo.





 Assistente para adicionar funções


Na janela Selecionar Funções do Servidor, selecione a opção Serviços de Domínio Active Directory e clique em Próximo 




 Selecionando função de Serviços de Domínio Active Directory


Na janela seguinte, temos uma breve introdução do que é o Serviço de Domínio Active Directory e algumas informações adicionais que como a necessidade do servidor possuir o serviço de DNS instalado e a necessidade de usar a ferramenta dcpromo.exe para transformar o servidor em um controlador de domínio após a instalação. Para prosseguir clique em Próximo.






Introdução aos Serviços de Domínio Active Directory


Nesta janela a seguir  mostra confirmação da instalação do serviço e mensagens sobre a possível necessidade de reiniciar o computador e lembrete para utilizarmos a ferramenta dcpromo.exe após a instalação para nos auxiliar nas etapas finais das configurações, clique em Instalar.






Confirmar seleções de instalação


A primeira etapa da instalação será iniciada .






Progresso de instalação dos Serviços de Domínio Active Directory


No final do processo é mostrada uma mensagem que o serviço foi instalado com sucesso, clique em Fechar.





Resultado da instalação do Active Directory

Em Gerenciador de Servidores expanda a guia Funções e clique sobre Serviços de Domínio Active Directory.

Nessa janela é mostrado um alerta informando que o servidor ainda não é um controlador de domínio e um link para acessarmos o assistente de configuração 





 Alerta para abrir o assistente de configuração do Active Directory


Após acessarmos o assistente a janela a seguir é mostrada, clique em Avançar

.

Nota: Se você marcar a caixa de seleção Usar a instalação em modo avançado, o assistente exibirá a página Nome NetBIOS do Domínio, onde você poderá alterar o nome NetBIOS gerado, por padrão, pelo assistente. Não iremos marcar essa opção, pois iremos utilizar o NetBios gerado pelo sistema.





 Tela inicial do assistente de instalação dos Serviços de Domínio Active Directory


O assistente mostrará uma janela com um alerta sobre compatibilidade do sistema operacional. Se necessário, revise as informações e clique em Avançar.





Compatibilidade de sistema operacional


Na janela Escolher uma Configuração de Implantação, clique em Criar um novo domínio em uma nova floresta e clique em Avançar.





Escolher uma configuração de implantação


Agora vamos escolher um nome para o nosso domínio. Nesse exemplo usei como base o nome DevMedia. Digite o nome DNS completo do domínio raiz da floresta, no nosso caso ficou dm.local.





Nomear o domínio raiz da floresta


Nas janelas Definir Nível Funcional da Floresta e Domínio, selecione o nível funcional que acomoda os controladores de domínio a serem instalados em qualquer lugar da Floresta. Como hoje em dia ainda é comum a utilização do Windows Server 2003 vamos escolher essa opção nos dois casos. Em seguida, clique em Avançar.






 Nível funcional da floresta




 Nível funcional de domínio


Após isso o assistente mostra as opções de instalação do servidor DNS (instalado anteriormente) e Catálogo global já setados. Note que por ser o primeiro controlador de domínio ele deve ter consigo as informações de todos os usuários e a que grupos eles pertencem, por isso essa opção vem previamente marcada e pelo mesmo motivo a opção de RODC (read-only domain controller) vem desmarcada.





Opções adicionais de controlador de domínio

Caso o assistente não puder criar uma delegação para o servidor DNS, uma mensagem será exibida indicando que você pode criar a delegação manualmente  Para continuar, clique em Sim.





Alerta sobre criação de uma delegação para o servidor DNS


Agora é mostrado o local de instalação da base de dados do Active Directory, assim como os logs e o sysvol, que por padrão está em: C:\Windows\NTDS e C:\Windows\SYSVOL . Após selecionado o local da instalação clique em Avançar.

Nota: O Windows Server Backup faz o backup do serviço de diretório por volume. Para que backups e recuperações sejam eficientes, armazene esses arquivos em volumes separados e que não contenham aplicativos nem outros arquivos que não sejam de diretório.





 Local de banco de dados, arquivos de Log e SYSVOL


A seguir iremos escolher a senha para modo de restore do Active Directory

Nota: É muito importante guardar a senha de Administrador gerada no assistente de instalação do AD no caso de precisar de um restore do Active Directory. Essa é uma conta administrativa diferente da conta Administrator.





Senha do administrador do modo de restauração dos serviços de diretório


Na janela Resumo (Figura 19), revise suas seleções. Clique em Voltar para alterar qualquer seleção, se necessário.

Para salvar as configurações selecionadas para um arquivo de resposta a ser usado para automatizar operações subsequentes do AD DS, clique em Exportar configurações. Digite o nome do arquivo de resposta e clique em Salvar.

Quando tiver certeza de que suas seleções são precisas, clique em Avançar para instalar o AD DS.





Resumo do assistente de instalação de serviços de domínio do AD


A instalação e configuração das Funções AD DS e DNS será iniciada.





 Instalação e configuração das funções AD DS


Na etapa final o assistente mostra um breve resumo dos serviços instalados, clique em Concluir e depois reinicie o Servidor (Figuras 28 e 29).






Concluindo o assistente de instalação dos serviços de domínio de AD







 Alerta para reiniciar o Servidor


Para iniciar o trabalho abra Usuários e computadores do Active Directory e comece a criar as contas de usuários do seu domínio (Figura 23)








Usuários e computadores do Active Directory



Ate mais!

ATUALIZAÇÃO DO WINDOWS 7 - Windows 7 Erro Código 80072EFE

 Dificuldades em atualizar o  Windows 7?



Aqui tem uma solução para o problema relacionado ao erro:  – Erro Código 80072EFE no Windows Update em PC com Windows 7



Windows 7 instalado. 

Atualizações via Windows Update em um PC com Windows 7,  ocorrendo o erro de Código 80072EFE Erro desconhecido no Windows Update. O PC ainda não possuía nenhuma atualização instalada.



Para a correção é necessário  instalar o pacote referente ao KB3138612, disponível no site Catálogo Microsoft Update. Faça o download do pacote correspondente à sua versão do Windows 7, instale e reinicie o PC. Após isso basta fazer o Windows Update que funcionará normalmente.


Link direto para download do KB3138612 – http://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=KB3138612